TV 247 logo
    HOME > Sul

    Vereadores de Porto Alegre aprovaram proposta que extinguiu 16 secretarias da prefeitura

    O projeto agrupava ou extinguia órgãos como o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP)

    Ruas alagadas em Porto Alegre (Foto: REUTERS/Renan Mattos)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou, em 2017, um projeto de lei complementar de autoria da prefeitura que agrupava e extinguia 16 secretarias, além de órgãos como o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) e o Gabinete de Desenvolvimento e Assuntos Especiais (Gades). No ano da aprovação da proposta, a capital gaúcha era comandada pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB). 

    De acordo com o jornalista Leandro Demori, o prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo (MDB), "acaba de confessar de modo meio envergonhado que foi um erro  extinguir o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) de Porto Alegre". 

    "Quem acabou com o DEP foi Nelson Marchezan. O prefeito anterior matou o órgão que deveria zelar pela cidade evitando alagamentos e jogou o trabalho no colo de outras autarquias. Acumulou trabalho nas costas de funcionários públicos fazendo as promessas de sempre: mais 'eficiência' e menos 'gastos'", afirmou Demori. 

    "Com Melo o projeto segue. Irão eliminar mais de 3 mil postos de trabalho da limpeza urbana. Quem estava e estará limpando a cidade depois de passado o caos? Justamente essas pessoas. Alguma alma se convence de que há três fucking mil cargos sobrando no departamento de limpeza urbana?".

    Em Porto Alegre, o nível do lago Guaíba era de 3,92 metros às 14h15 desta quinta. A cota de inundação é de 3 metros - a partir desta altura, a água avança para as cidades. O lago bateu recorde e chegou a 5,33 nos piores momentos da tragédia.

    O Rio Grande do Sul tem 467 de seus 497 municípios com problemas por causa das enchentes, impactando 2,3 milhões de pessoas no estado, apontaram dados do governo gaúcho. Mais de 650 mil pessoas estão fora de suas casas.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados