TV 247 logo
    HOME > Reindustrialização

    Produção industrial devolve parte da alta de junho e cai 1,4% em julho, diz IBGE

    Em relação a julho de 2023, a indústria teve crescimento de 6,1% na sua produção. No ano, acumula alta de 3,2% e, em 12 meses, expansão de 2,2%

    Siderúrgica (Foto: Jianan Yu/REUTERS)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Por Roberto de Lira, Infomoney - A produção industrial brasileira caiu 1,4% em julho, devolvendo assim parte da alta de 4,3% (revisada para cima) de junho, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada nesta quarta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicado veio pior que o esperado pelo consenso LSEG de analistas, que previa queda de 0,9% na comparação mensal.

    Em relação a julho de 2023, a indústria teve crescimento de 6,1% na sua produção. No ano, acumula alta de 3,2% e, em 12 meses, expansão de 2,2%.

    Com esses resultados, a indústria se encontra 1,4% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 15,5% aquém do ponto mais alto da série histórica, obtido em maio de 2011.

    De junho para julho, duas das quatro grandes categorias econômicas e somente sete dos 25 ramos industriais pesquisados tiveram queda na produção.

    As principais influências negativas vieram de produtos alimentícios (-3,8%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-3,9%), indústrias extrativas (-2,4%) e celulose, papel e produtos de papel (-3,2%).

    André Macedo, gerente da pesquisa, comentou em nota que o desempenho negativo da indústria em julho ocorre após intenso crescimento no mês anterior, que por sua vez foi influenciado pelo retorno à produção de unidades afetadas direta ou indiretamente pelas chuvas ocorridas no Rio Grande do Sul em maio.

    “Grande parte do recuo registrado neste mês tem relação com o avanço expressivo visto no mês anterior, mas também se observa que importantes plantas industriais realizaram paralisações no seu processo produtivo”, avaliou.

    Ainda segundo Macedo, o resultado de julho caracteriza-se por ter poucas, porém atividades industriais com relativa importância na estrutura industrial, que mostraram queda na produção acima da média da indústria.

    “Apesar disso, quando comparamos o patamar da indústria em julho deste ano com dezembro de 2023, o setor industrial está 1,2% acima, mostrando a permanência de uma trajetória ascendente”, comparou.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados