TV 247 logo
    HOME > Saúde

    Estudo alerta: variante do oropouche responsável por surto na Região Norte se espalhou no Brasil

    Pesquisadores identificaram mudanças que impactam numa extensão maior do DNA do vírus Oropouche

    Análise sobre agente causador da febre oropouche (Foto: Flávio Carvalho / WMP Brasil / Fiocruz)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A variante do vírus Oropouche (OROV), responsável pelo surto de febre Oropouche na Região Norte do Brasil, se espalhou para a Bahia (Nordeste), Espírito Santo (Sudeste) e Santa Catarina (Sul), apontou a revista científica The Lancet, os pesquisadores do grupo Fleury, e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foram identificadas novas mutações que datam do período entre 2023 e 2024, com mudanças que impactam uma extensão maior de seu DNA. O OROV tem ligação com dois outros microrganismos de sua família: o vírus Iquito e o PEDV, que circulam na Amazônia e podem infectar seres humanos.

    "À medida que o vírus vai sendo transmitido, mutações vão acontecendo", afirmou Daniela Zauli, coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Fleury. O número de casos de febre Oropouche aumentou mais de 769% no Brasil em 2024, em comparação com 2023, de acordo com números enviados à CNN Brasil pelo Ministério da Saúde. Em 2024, foram confirmadas 7.236 ocorrências em 16 estados até esta sexta-feira (30). Durante todo o ano passado, foram 832 casos.

    O vírus Oropouche foi isolado pela primeira vez no Brasil em 1960, a partir de uma amostra de sangue de uma preguiça capturada durante a construção da rodovia Belém-Brasília. Desde então, casos isolados e surtos foram relatados no Brasil, principalmente nos estados da região Amazônica. Também já foram relatados casos e surtos em outros países das Américas Central e do Sul (Panamá, Argentina, Bolívia, Equador, Peru e Venezuela)

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados