China inicia escavação do maior túnel subaquático rodoviário do mundo com supermáquina “Jianghai”
Equipamento de 5 mil toneladas construído na China será usado para perfurar mais de 9 km sob o rio Yangtze, em megaprojeto que ligará duas cidades
247 – A China deu mais um passo impressionante em sua trajetória de grandes obras de infraestrutura. Nesta quarta-feira (9), o país colocou em operação a “Jianghai”, uma escavadora gigante desenvolvida nacionalmente que será usada na construção do Haitai Yangtze River Tunnel, o mais longo túnel subaquático rodoviário do mundo já escavado com tecnologia de escudo TBM (Tunnel Boring Machine). A informação foi divulgada pela agência estatal Xinhua.
Com 145 metros de comprimento, 16,6 metros de diâmetro de escavação e pesando 5 mil toneladas, a "Jianghai" será responsável por escavar 9.315 metros do total de 11,185 km do trecho submerso, dentro de um túnel que terá 39,07 km de extensão. O túnel ligará Haimen (cidade de Nantong) a Taicang (cidade de Suzhou), atravessando o rio mais longo da China, o Yangtzé, na província de Jiangsu.
Segundo You Shaoqiang, engenheiro-chefe do projeto, o túnel atingirá até 75 metros de profundidade, atravessando formações geológicas desafiadoras, compostas por camadas de silte e areia fina, sob pressão equivalente a 75 toneladas por metro quadrado. “Essas condições extremas tornam o processo de construção extremamente desafiador”, afirmou.
Inovação tecnológica em larga escala
Para superar os desafios técnicos, a “Jianghai” conta com tecnologia de ponta: uma cabeça de corte com sistema de equilíbrio de pressão, sensores inteligentes para monitoramento em tempo real do desgaste dos cortadores, além de um sistema de injeção dupla de lama que acelera a escavação. A manutenção dos equipamentos pode ser feita diretamente dentro da câmara de trabalho submersa, o que reduz interrupções.
Segundo Meng Defeng, gerente do projeto TBM, o túnel foi projetado com um sistema inovador de extração segmentada de fumaça, que reduz riscos em caso de incêndio, além de incluir túneis de acesso para veículos de resgate, conectados ao túnel principal por corredores de emergência.
“O túnel possui diversas inovações pioneiras em design estrutural, prevenção de desastres, equipamentos, tecnologia verde e sistemas inteligentes. Sua construção foi planejada para ser próxima da neutralidade de carbono”, declarou Chen Junwei, gerente do projeto.
Um novo eixo de integração regional
A entrega do túnel está prevista para 2028, e sua conclusão deverá reforçar a conectividade na região do delta do Yangtzé, considerada uma das zonas econômicas mais dinâmicas do mundo. “Este projeto terá papel crucial na promoção da integração regional e dará novo impulso ao desenvolvimento de alta qualidade do delta do Yangtzé”, afirmou You Shaoqiang.
Com esse avanço, a China reafirma sua liderança global em engenharia de infraestrutura, utilizando tecnologia nacional para conectar territórios estratégicos e impulsionar o crescimento regional com soluções sustentáveis e inovadoras.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: