Xi Jinping saúda Cúpula da Celac e defende unidade do Sul Global
Presidente da China envia mensagem à 9ª cúpula da Celac e reforça compromisso com integração, cooperação e paz mundial
247 – O presidente da China, Xi Jinping, enviou uma mensagem de felicitação à 9ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que teve início nesta quarta-feira (10), em Tegucigalpa, capital de Honduras. A informação foi divulgada pela agência oficial Xinhua.
Na mensagem, Xi destacou que o mundo atravessa transformações aceleradas, sem precedentes em um século, e que o Sul Global — composto por países da América Latina, Caribe e China — cresce com “forte dinamismo”. Para o líder chinês, a Celac tem se mantido firme em princípios como independência, autossuficiência e força por meio da unidade, exercendo papel estratégico na promoção da paz e estabilidade regional, bem como no avanço da integração e da cooperação entre os países latino-americanos.
O presidente chinês também expressou seus votos de êxito aos países e povos da região no caminho do desenvolvimento e da revitalização. “A China deseja sinceramente que os países e os povos da América Latina e do Caribe alcancem maiores realizações para contribuir com a solidariedade e cooperação do Sul Global”, afirmou Xi.
Segundo ele, as relações sino-latino-americanas resistiram a turbulências internacionais e alcançaram um novo patamar, caracterizado por igualdade, benefícios mútuos, inovação, abertura e resultados concretos para as populações. Xi ressaltou que os laços entre as partes se fortaleceram por meio do aprofundamento da confiança política, da ampliação da cooperação prática e do aumento dos intercâmbios entre os povos.
“Estamos prontos para trabalhar com os países da região para promover novos avanços na construção de uma comunidade China-América Latina com um futuro compartilhado”, declarou o líder chinês.
Xi Jinping também anunciou que Pequim sediará ainda este ano a quarta reunião ministerial do Fórum China-Celac. Todos os países membros da Celac foram convidados a participar do encontro e, segundo Xi, estão convidados a “unir esforços com a China para promover o desenvolvimento e a cooperação, contribuindo com sabedoria e força para enfrentar os desafios globais, impulsionar a reforma da governança internacional e preservar a paz e a estabilidade no mundo”.
A mensagem de Xi consolida o papel crescente da China como aliada estratégica da América Latina e do Caribe e reforça a Celac como um espaço relevante de articulação política e diplomática entre os países do hemisfério sul.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: