HOME > América Latina

"Bem-vindo, amigo": Boric recebe Lula em La Moneda e lembram golpe contra Allende

Presidentes buscam formar aliança de líderes democráticos

Presidente Lula em reunião privada com o presidente do Chile, Gabriel Boric, no Salão Azul do Palácio de La Moneda (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido calorosamente pelo presidente Gabriel Boric durante a visita oficial do chefe de Estado brasileiro a Santiago, nesta segunda-feira (5). Boric tratou Lula como um "amigo", conforme indicam suas postagens nas redes sociais. Juntos, eles percorreram locais históricos em La Moneda, incluindo a porta Morandé 80 e a Sala Branca, onde foi reconstruído o gabinete do presidente Salvador Allende, que morreu no palácio durante o golpe de 1973 que levou à ditadura de Augusto Pinochet.

Boric destacou em suas declarações: "Juntamente com o Presidente Lula, visitamos locais de memória e de encontro que albergam a nossa Casa de Governo: a histórica porta Morandé 80 e a Sala Branca, espaço onde foi reconstruído o gabinete do Presidente Salvador Allende." 

A visita também incluiu reuniões com delegações de ambos os países para discutir acordos de colaboração em áreas como saúde, desenvolvimento social, comércio, desenvolvimento humano, cultura e ciência e tecnologia.

Os presidentes falaram sobre a importância do Corredor Rodoviário Bioceânico e a necessidade de enfrentar ameaças globais como o crime organizado, segundo relatou Boric nas redes sociais. Além disso, foram assinados cerca de 20 acordos de cooperação em temas relacionados à segurança, comércio, cultura, direitos humanos e ciência e tecnologia.

Boric expressou sua gratidão: "Agradeço ao Presidente Lula pela visita e pelo apoio permanente nos órgãos multilaterais dos quais participamos. Bem-vindo ao Chile, colega e amigo!".

Da sua parte, o presidente Lula convidou Boric para participar de uma reunião de líderes democráticos, organizada pelo Brasil e pelo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, à margem da Assembleia Geral da ONU. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados