Bolívia anuncia nova etapa nas relações com Chile e reitera pleito por acesso ao mar
Reivindicação por uma saída soberana ao mar será o ponto central das discussões
247 - O presidente Luis Arce anunciou que a Bolívia iniciará uma nova etapa em suas relações com o Chile, tendo a reivindicação por uma saída soberana ao mar como ponto central. A declaração ocorre 146 anos após a Guerra do Pacífico, conflito no qual o país andino perdeu seu acesso ao oceano. A informação é da agência Sputnik.
"Vamos organizar uma avaliação de todos os processos iniciados na Corte Internacional de Justiça (CIJ). A Bolívia precisa conhecer os detalhes mais importantes desses julgamentos para compreender os resultados. Entraremos em uma nova etapa em nossas relações com o Chile, na qual nosso direito a uma saída soberana ao mar será o mais importante", explicou.
A declaração foi feita no domingo, 23 de março, data que marca a Defesa de Calama, episódio da Guerra do Pacífico em que Eduardo Abaroa defendeu o território boliviano da invasão chilena.
Arce lembrou que, em 2018, a Corte de Haia instou o Chile a continuar o diálogo de boa-fé para encontrar uma solução no futuro.
"Desde 2021, no marco da diplomacia dos povos, temos trabalhado em diferentes estratégias e em uma agenda positiva, que, sem deixar de lado a questão do mar, busca construir pontes de diálogo com o Chile", ressaltou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: