Bolívia se torna membro pleno do Mercosul
Presidente Luis Arce participará da cúpula do Mercosul no Paraguai
247 - A Bolívia aderiu formalmente ao Mercosul nesta sexta-feira (5), após o presidente Luis Arce promulgar a lei aprovada pelo Congresso. Arce destacou em sua conta no X que a incorporação do país ao bloco regional tem um caráter estratégico e posiciona a Bolívia como um eixo articulador na região. A norma foi aprovada pela Câmara de Deputados em 14 de junho e sancionada pelo Senado na última quarta-feira, com a lei entrando em vigor em 30 dias.
“A incorporação da Bolívia como país-membro do Mercosul tem um caráter estratégico e nos converte em um eixo articulador na região”, escreveu Arce.
A chanceler boliviana, Celinda Sosa, ressaltou a importância histórica deste momento para a Bolívia, enfatizando os benefícios para os setores produtivos e para os bolivianos que vivem e participam do Mercosul. Sosa descreveu a adesão como um sonho realizado após muitos anos, permitindo que a Bolívia participe do quinto bloco econômico mais importante do mundo.
Luis Arce participará da cúpula do Mercosul no Paraguai no domingo e se encontrará o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva em Santa Cruz na segunda-feira. A cúpula deve finalizar a entrada da Bolívia como membro pleno do Mercosul, bloco criado em 1991 por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, cuja adesão boliviana já havia sido ratificada pelos demais países membros.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: