TV 247 logo
    HOME > América Latina

    "Capaz que seja meu último voto", diz Pepe Mujica ao votar em eleição no Uruguai

    Ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica, com 89 anos, enfrenta complicações de saúde decorrentes de um tratamento contra um câncer de esôfago

    Ex-Presidente do Uruguai, José Mujica (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

    247 - O ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica, com 89 anos e enfrentando complicações de saúde decorrentes de um tratamento contra câncer de esôfago, sugeriu  que as eleições gerais do país neste domingo (27) poderiam receber o seu "último voto". 

    Mujica, que foi presidente de 2010 a 2015 e continua a ser uma das figuras mais queridas do Uruguai, foi um dos primeiros a chegar a uma escola no bairro Cerro, uma região historicamente empobrecida de Montevidéu. “Capaz que é meu último voto”, afirmou Mujica, de acordo com o jornal O Globo. “Não tenho vontade (de que seja), mas...”, completou Mujica, que estava em uma cadeira de rodas.

    Mujica é mentor do candidato da Frente Ampla, Yamandú Orsi, que busca retornar ao poder após a derrota do partido em 2020, após 15 anos de governo. Em conversas com a imprensa, ele enfatizou a necessidade de "fortalecer a democracia" e modernizá-la para se adequar às transformações que "a tecnologia está impondo". O ex-guerrilheiro também abordou a percepção de que os jovens estão se afastando da política, fazendo uma autocrítica ao afirmar: "Eu acredito nos jovens. Essa ideia de que não se interessam pela política é relativa. Se eles não se engajam, é porque não os conquistamos. É porque causamos repulsa. Se houver propostas que os encantem, os gurises (jovens) vão participar."

    Mujica também destacou a segurança pública e o crescimento econômico como os principais desafios que o próximo governo uruguaio enfrentará. Ele também comentou a situação na Argentina sob o governo do presidente de extrema direita Javier Milei, observando que "amanhã talvez (Milei) reaja, mas, por enquanto, há mais pobres do que antes".

    Neste domingo, os uruguaios votaram não apenas para a presidência, mas também para o legislativo, além de participar de dois plebiscitos. As pesquisas indicam que o sucessor do atual presidente de centro-direita, Luis Lacalle Pou, será decidido em um segundo turno marcado para 24 de novembro.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados