Chanceleres do Mercosul reafirmam compromisso com a unidade e miram acordos com EFTA e Emirados Árabes
Ministros reunidos em Buenos Aires destacaram avanços recentes e defenderam modernização do bloco diante dos desafios globais
247 - Em reunião realizada nesta sexta-feira (11), no Palácio San Martín, em Buenos Aires, os ministros das Relações Exteriores dos Estados Partes do Mercosul se debruçaram sobre a conjuntura atual do bloco e os caminhos para fortalecer a integração regional. O encontro foi noticiado em comunicado oficial do Ministério das Relações Exteriores da Argentina.
De acordo com o texto final do encontro, os chanceleres “reafirmaram o compromisso com o fortalecimento e a unidade do Mercosul, bem como a determinação de modernizá-lo e explorar, de forma coordenada, como melhor aproveitar as circunstâncias de uma conjuntura internacional em constante mudança”.
O clima da reunião foi descrito como de “cordialidade e confiança”, e os ministros destacaram a relevância de uma atuação simultânea em duas frentes: a agenda interna do bloco e os esforços de ampliação dos vínculos externos. Nesse sentido, ressaltaram “os avanços recentes, como a assinatura do acordo com Singapura e a conclusão das negociações com a União Europeia”.
As negociações em andamento com a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) e com os Emirados Árabes Unidos foram apontadas como prioridades imediatas, com o compromisso expresso de que a conclusão desses processos seja alcançada ainda no primeiro semestre de 2025. “Manifestaram o compromisso de avançar prioritariamente com as negociações com a EFTA e com os Emirados Árabes Unidos, com vistas à conclusão de ambos os processos durante o presente semestre”, registra o comunicado.
A reunião também tratou das dificuldades impostas pelo atual cenário internacional. Em resposta, os ministros decidiram ampliar temporariamente a chamada Lista Nacional de Exceções à Tarifa Externa Comum (TEC) de cada país membro. Ficou definido que essa ampliação poderá chegar a “até 50 códigos tarifários”, e os coordenadores nacionais foram instruídos a “implementar esse entendimento, de acordo com os respectivos procedimentos internos”.
Esse ajuste tarifário será debatido em maior profundidade na reunião do Grupo Mercado Comum, agendada para os dias 23 e 24 de abril, quando também será discutida a proposta de modernização institucional do Mercosul. O encontro será preparatório para uma nova reunião entre os chanceleres, marcada para 2 de maio.
O processo de diálogo deverá prosseguir nas semanas seguintes, com vistas à “LXVI Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum e à Cúpula de Presidentes do Mercosul, que acontecerá em julho próximo”.
Ao final da reunião, os ministros estrangeiros presentes agradeceram ao chanceler argentino Gerardo Werthein “pela convocação da presente reunião e pela hospitalidade recebida”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: