TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Colômbia assume presidência da CELAC atenta à guerra comercial de Trump

      "Minha missão como presidente da Comunidade será nos ajudar a conectar a América Latina e o Caribe com o mundo inteiro", disse Gustavo Petro

      Presidente da Colômbia, Gustavo Petro (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil )
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – A Colômbia assumiu na quarta-feira (9) a presidência pro tempore da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), com a promessa de ampliar o diálogo do grupo com outras regiões do mundo, diante de um momento de incerteza gerado pelas tarifas comerciais “recíprocas” impostas pelos Estados Unidos.

      "Minha missão como presidente da CELAC será nos ajudar a conectar a América Latina e o Caribe com o mundo inteiro", disse Gustavo Petro em publicação nas redes sociais. 

      Em declaração, o colombiano também enfatizou a necessidade de aprofundar a cooperação entre os países da CELAC e pediu atenção especial a países como Haiti, Cuba, Venezuela e Panamá, que, segundo ele, enfrentam violência, pobreza ou interferência estadunidense.

      "Não somos povos sozinhos, somos povos que se ajudam mutuamente", afirmou Petro.

      A fala de Petro vem na esteira de uma tensão comercial com os EUA. Na semana passada, após os Estados Unidos anunciarem tarifas de 10% sobre produtos do país, o governo colombiano sinalizou a intenção de "consolidar novos destinos" para as exportações nacionais.

      "Graças ao trabalho coordenado com associações comerciais, produtores e nossas representações diplomáticas, os produtos colombianos conquistaram uma presença crescente na Europa, Ásia, Oriente Médio e América Latina, fortalecendo assim a competitividade e a resiliência do setor exportador. A recente imposição de uma tarifa básica de 10% deve ser vista como uma oportunidade para acelerar essa estratégia de internacionalização", informou um comunicado conjunto do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério do Comércio da Colômbia.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados