Construção de megaporto chinês avança no Peru
Chancay é o primeiro porto com maioria de capital chinês na América Latina
247 - A construção do Megapuerto de Chancay, no Peru, está avançada, com 92% da primeira fase concluída, conforme relatado pelo ministro de Transportes e Comunicações, Raúl Pérez Reyes, citado pelo portal Peru Retail.
Essa fase inicial, que será inaugurada em novembro, envolve um investimento de US$ 1,4 bilhão e inclui a construção de quatro terminais e um quebra-mar de 2,7 km. O primeiro e o segundo terminais já estão concluídos, enquanto os dois últimos ainda estão em fase de construção. Além disso, um túnel de 2 km, essencial para a conectividade do porto, já foi praticamente finalizado.
Além do progresso na construção do porto, o governo está investindo em melhorias na infraestrutura de transporte para facilitar o acesso ao Megapuerto. Entre os projetos destacados está o Ferrocarril Lima-Barranca, que beneficiará cerca de 5 milhões de pessoas e terá uma extensão de 448 km. Outro projeto importante é a construção da Via Evitamiento Chancay-Chancayllo, que desviará o trânsito pesado das áreas urbanas, além de passagens em desnível para melhorar o fluxo de veículos nas proximidades do porto.
O ministro também mencionou a implementação de novos corredores rodoviários, como o Chancay-Lima-Canta-Huayllay, para aliviar a congestionada Carretera Central. Esses corredores incluem trechos que serão concluídos até 2026 e visam melhorar significativamente a conectividade entre as regiões e o porto, facilitando o transporte de cargas e promovendo o desenvolvimento econômico local.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: