TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Deputado argentino acusa Milei de fraude e diz que caso de criptomoeda é 'grave crise institucional'

      Carlos Castagneto afirmou que o bloco UxP iniciará um processo de investigação com base em artigo que prevê julgamento político por "prática de um crime"

      Javier Milei (Foto: Reuters/Ammar Awad)
      Guilherme Paladino avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O deputado nacional peronista argentino Carlos Castagneto, da União pela Pátria (UxP), acusou o presidente Javier Milei de ter participado "conscientemente" do esquema de fraude envolvendo a criptomoeda Libra ($LIBRA). Em declarações à imprensa argentina, Castagneto afirmou que Milei agiu de forma consciente ao promover o token digital, o que, segundo ele, configura "má atuação em suas funções" e "prática de um crime". 

      "Houve uma intenção de Milei de querer fraudar, junto com seus amigos, milhares de pessoas", declarou Castagneto, referindo-se ao lançamento da criptomoeda, que teve uma valorização meteórica seguida de uma abrupta queda, levantando suspeitas de manipulação de mercado. O deputado afirmou que o bloco UxP iniciará um processo de investigação com base no artigo 53 da Constituição argentina, que prevê o julgamento político por "má atuação" ou "prática de um crime".

      O escândalo começou na última sexta-feira (14), quando Milei promoveu a criptomoeda Libra em suas redes sociais. A divulgação fez o valor do ativo disparar momentaneamente, atingindo um pico de US$ 4.978 (aproximadamente R$ 28.512), segundo a agência de notícias AFP. No entanto, em poucas horas, o valor da moeda digital despencou, levando especialistas a alertarem sobre uma possível "puxada de tapete" — uma prática em que os desenvolvedores de uma criptomoeda inflacionam artificialmente seu valor para depois vender suas participações, deixando investidores com prejuízos.

      A situação ganhou contornos mais graves após a revelação de que Milei havia se reunido, em outubro de 2024, com Julian Peh, CEO da KIP Protocol, empresa responsável pela criação do token Libra. O encontro ocorreu no Hotel Libertador, propriedade do empresário Eduardo Elsztain, que tem histórico de ligação com o presidente. Além de Peh, estiveram presentes o porta-voz do governo, Manuel Adorni, e Mauricio Novelli, cofundador do Tech Forum.

      “Há um histórico do Presidente receber personagens do mundo das criptomoedas. Já está claro quem são, então estamos na presença de um evento de gravidade institucional muito grande, que afeta não só Milei, mas também o país", ponderou Castagneto.

      A oposição argumenta que o envolvimento de Milei na promoção de um ativo de alta volatilidade e sem regulação adequada configura uma grave irresponsabilidade.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados