Em entrevista, Alberto Fernandez reflete sobre "crise antissistema" que levou à eleição de Milei e falhas do kirchnerismo
Fernandez afirmou que o kirchnerismo se desvinculou de suas origens e teceu críticas a sua ex-vice, Cristina Kirchner
247 - Em sua primeira entrevista após deixar a presidência da Argentina, Alberto Fernandez falou ao canal Cenital sobre a derrota nas urnas para o ultraliberal Javier Milei. Na visão dele, a pandemia de Covid-19 abriu uma crise antissistema na Argentina e no mundo, resultando no crescimento da força da direita em diversos países.
Para superar o crescimento conservador, o ex-presidente defendeu a renovação política do kirchnerismo e a necessidade de novas alianças, citando o exemplo de Lula e Geraldo Alckmin no Brasil.
Fernandez também afirmou que o kirchnerismo se desvinculou de suas origens, e passou a defender pautas que não coincidiam com as defendidas no início do movimento.
"Eu me reivindico como um dos fundadores do kirchnerismo; mas o kirchnerismo detestava a dívida pública e trabalhava pelo equilíbrio fiscal. De repente, passou a achar que não é tão mau o déficit", afirmou.
Alberto Fernandez teceu críticas a sua vice, a ex-presidente Cristina Kirchner. Ao longo de seu mandato, o peronista manteve uma relação polêmica com Cristina e, segundo ele, os dois não têm contato desde a posse de Milei, que ocorreu em dezembro de 2023.
Sobre o governo de Javier Milei, o ex-presidente criticou a não entrada da Argentina no BRICS. “Milei rechaçou entrar nesse novo mundo”, disse.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: