TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Foragido, brasileiro condenado pelos atentados do 8/1 é capturado na Argentina

    Joel Borges Correa, de 46 anos, foi preso enquanto tentava fugir para a Cordilheira dos Andes

    8 de janeiro (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - As forças policiais argentinas prenderam Joel Borges Correa, de 46 anos, na última terça-feira (19), durante um controle de trânsito na província de San Luis. Correa, natural de Tubarão (SC), estava dirigindo em direção à Cordilheira dos Andes, com uma mala contendo roupas, quando foi detido, destaca a CNN. A prisão marca a quarta captura de um brasileiro condenado pelos ataques de 8 de janeiro aos Três Poderes da República, desde que o juiz federal Daniel Rafecas emitiu mandados de prisão para 61 indivíduos solicitados pelo Brasil para extradição.

    Joel Borges Correa foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 13 anos e seis meses de prisão por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada. A detenção de Correa ocorre no contexto de uma operação contínua das autoridades argentinas para localizar e prender os envolvidos nos ataques de 8/1, que tentaram desestabilizar as instituições brasileiras. Além de Correa, outros condenados como Wellington Luiz Firmino, Joelton Gusmão de Oliveira e Rodrigo de Freitas Moro Ramalho também foram recentemente capturados na Argentina.

    Os detidos passarão por audiência com o juiz Rafecas, que avaliará a possibilidade de suas extradições para o Brasil. Apesar da prisão, os acusados ainda têm a possibilidade de recorrer às instâncias superiores da justiça argentina, incluindo a Suprema Corte do país.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados