TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Lula deve se reunir com Mujica durante cúpula do Mercosul

    Na avaliação do governo brasileiro, a reunião com os líderes do Mercosul será importante para acelerar ou finalizar as negociações com a União Europeia

    Luiz Inácio Lula da Silva e José Pepe Mujica (de bigode) (Foto: Ricardo Stuckert)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir nesta semana com ex-presidente do Uruguai e seu aliado histórico, Pepe Mujica, informa O Globo. Lula estará em Montevideo para participar da Cúpula do Mercosul, que ocorre entre os dias 5 e 6 de dezembro. Além do encontro com Mujica, estão previstas reuniões bilaterais com presidentes como Luis Arce, da Bolívia, país que entrou no Mercosul em julho.

    Na avaliação do governo brasileiro, a reunião com os líderes do Mercosul será importante para acelerar ou finalizar as negociações com a União Europeia. No entanto, segundo o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, embaixador Mauricio Lyrio, a assinatura do acordo não deve ocorrer durante a cúpula. 

    “A assinatura é só depois da tradução. A assinatura em Montevidéu não é o que está em jogo. Na verdade, todo o acordo que a União Europeia negocia com seus parceiros, após a finalização das negociações, tem um longo processo de tradução. São 26 línguas. Além disso, tem a revisão legal final. Não é isso que está em jogo, mas queremos chegar a conclusão das negociações esse ano”, disse.

    Nos últimos dias, representantes dos dois blocos realizaram reuniões em Brasília com avanço nas tratativas. Questões ligadas ao meio ambiente apresentadas pelo lado europeu e a compras governamentais, pontos de preocupação do governo Lula, teriam avançado após os encontros. Os europeus querem garantias de que não vão comprar produtos que contribuam para o desmatamento.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados