Marco Rubio inicia nesta quarta-feira turnê pela região do Caribe
O Secretário de Estado se reunirá nos mais altos níveis com líderes da região para discutir segurança, desenvolvimento econômico e relações
Prensa Latina - Com Visita à Jamaica nesta quarta-feira, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, inicia mais uma viagem internacional, agora focada na região do Caribe, que também inclui paradas na Guiana e no Suriname.
O Secretário de Estado se reunirá nos mais altos níveis com líderes da região para discutir segurança, desenvolvimento econômico e laços com esta área geográfica.
A visita acontece em um momento em que os líderes da Comunidade do Caribe (CARICOM) questionam as políticas de Washington em relação a Cuba e ao recente anúncio de restrição de vistos para autoridades associadas às missões médicas da ilha, que eles consideram vitais para os sistemas de saúde da região.
A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tammy Bruce, lembrou aos repórteres no dia anterior que Rubio fará sua segunda viagem à região, apenas dois meses após a posse do presidente Donald Trump.
"Na quarta e quinta-feira, ele viajará para Jamaica, Guiana e Suriname. Durante sua estada na Jamaica, o secretário também se reunirá bilateralmente com os chefes de Estado de Barbados, Trinidad e Tobago e Haiti", enfatizou.
Rubio manterá conversações nesta quarta-feira (26) com o primeiro-ministro jamaicano Andrew Holness e também se encontrará com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, que viajará para Kingston para representar o grupo CARICOM de 15 países.
Ele também manterá conversas com o recém-nomeado primeiro-ministro de Trinidad e Tobago, Stuart Young, e o chefe do Conselho Presidencial de Transição do Haiti, Fritz Alphonse Jean.
Mauricio Claver-Carone, enviado especial do Departamento de Estado para a América Latina, disse aos repórteres que a viagem de Rubio servirá como uma "oportunidade histórica para garantir a segurança energética no Caribe".
A Comunidade do Caribe é composta por Antígua e Barbuda, Barbados, Bahamas, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: