Mauro Vieira defende critérios para expansão do Brics em meio a questionamentos sobre Venezuela e Nicarágua
Ministro das Relações Exteriores defendeu equilíbrio na representação das diferentes regiões do mundo
247 - O Brics precisa de consenso sobre os parâmetros para admitir novos países e de um equilíbrio na representação das diferentes regiões do mundo na associação, disse o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em entrevista à agência Sputnik nesta terça-feira (22). Vieira lidera o Brasil na Cúpula do Brics, em Kazan, Rússia.
"Nosso posicionamento... é que a ampliação do Brics deve ser baseada em critérios. Ou seja, novos membros devem estar dispostos a aderir aos critérios e assumir compromissos que já fazem parte da identidade do grupo. É uma questão de coerência e de facilitar uma expansão que fortaleça politicamente o Brics como uma voz influente no mundo", afirmou Vieira, acrescentando que o Brasil concorda com "a necessidade de encontrar um equilíbrio na representação regional".
As declarações ocorrem em meio a questionamentos sobre o possível ingresso da Venezuela e da Nicarágua no bloco. Ambos os países estão representados oficialmente na Cúpula do Brics, realizada de 22 a 24 de outubro.
O Brics é uma associação intergovernamental criada em 2006. A Rússia assumiu a presidência rotativa do bloco em 1º de janeiro de 2024. O ano começou com a adesão de novos membros à associação. Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o bloco agora inclui Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita. A Arábia Saudita ainda não formalizou sua participação, mas tem participado das reuniões do Brics.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: