Milei diz que sonha com Nobel de economia, enquanto a Argentina desaba
Apesar da queda da inflação, muitos argentinos ainda sofrem com o aumento do custo de vida
247 - Com a cabeça nas nuvens, e a economia de seu país no buraco, o presidente argentino, Javier Milei, disse nesta segunda-feira (24), que seu governo ultraneoliberal está “reescrevendo grande parte da teoria econômica”, trabalho pelo qual o mandatário acredita que poderá receber o Nobel de Economia.
Segundo informações da Bloomberg, Milei visitou Praga, no meio da sua viagem pela Europa, para receber um prêmio de um grupo de antigos líderes do Instituto Liberal da República Checa pela sua “contribuição para o desenvolvimento do pensamento liberal”.
Durante o seu discurso no Palácio Žofín, o presidente atribuiu a queda registrada na inflação ao “maior ajuste fiscal da história da humanidade”. “A Argentina é um país onde até recentemente dominavam as ideias de esquerda, até que em dezembro 56% disseram querer uma mudança em favor da liberdade e escolheram o especialista em crescimento e dinheiro. Na época em que chegamos ao poder, a Argentina ocupava a 140ª posição no ranking, com mais de 50% de pobreza e sendo o maior devedor em série da história moderna”, disse.
A realidade é outra. Apesar da queda da inflação, muitos argentinos ainda sofrem com o aumento do custo de vida, e as famílias estão deixando de comer carne devido ao aumento do preço do alimento. Além disso, a economia retraiu 5,1% nos primeiros seis meses do ano.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: