TV 247 logo
    HOME > América Latina

    "Somente a democracia é capaz de permitir que a Bolívia cresça", diz Lula

    Presidente também afirmou que há "interesses" por trás da tentativa de golpe no país vizinho

    Lula e Luis Arce (Foto: Reuters/Bruno Kelly | Reuters/Edgard Garrido)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a rechaçar a tentativa fracassada de golpe de Estado na Bolívia, e afirmou que a democracia é o único caminho para o país encravado. 

    Lula também aproveitou para confirmar sua visita à Bolívia, onde buscará fortalecer a democracia, e denunciar os "interesses" por trás da tentativa de golpe. "Conheço bem o Evo Morales e o Luis Arce. Estarei dia 9 em Santa Cruz de La Sierra para fazer uma reunião muito grande com empresários bolivianos e mostrar que somente a democracia é capaz de permitir que a Bolívia cresça. A Bolívia tem muitos interesses internacionais focados lá. Tem muitos minerais críticos e gás. Tem interesse de dar golpe. Sou contra isso. Vou lá para fortalecer a democracia e o Luis Arce. Se a Bolívia não for uma democracia não pode entrar no Mercosul. Não tem mar. Estamos fazendo um projeto de integração que passa pela Bolívia para sair em porto no Peru. Vamos facilitar isso", disse Lula em entrevista à rádio Itatiaia nesta quinta-feira (27). 

    Nesta quarta-feira (26), a mídia boliviana noticiou a presença de militares na Praça Murillo, praça central da capital da Bolívia, La Paz, onde estão localizados edifícios governamentais. O presidente boliviano, Luis Arce, apelou ao respeito pela democracia e classificou os acontecimentos em La Paz como uma tentativa de golpe. O presidente boliviano também empossou os novos chefes das Forças Armadas, da Força Aérea e da Marinha em meio à tentativa de golpe militar liderada pelo general Juan Jose Zuniga. 

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados