Trump diz avaliar acordo de livre comércio com a Argentina, o que pode implodir o Mercosul
O presidente dos EUA disse que acha Javier Milei um "grande líder", mas o ultraneoliberalismo dos dois países é ruim para a soberania da América do Sul
247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (3) que vai considerar a possibilidade de assinar um acordo de livre comércio com a Argentina. Em entrevista a repórteres na Casa Branca, o político norte-americano afirmou que o presidente ultradireitista argentino, Javier Milei, é um "grande líder".
A possibilidade de um acordo entre os EUA e o governo do país sul-americano pode implodir o Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
Criado em 1991, o Mercosul tem enfrentado desafios nos últimos anos, incluindo divergências internas e dificuldades para fechar acordos comerciais com outros blocos, como a União Europeia. A possível aproximação entre Argentina e Estados Unidos pode representar mais um obstáculo para a coesão do grupo.
No último sábado (1º), o presidente argentino, Javier Milei, voltou a ameaçar a saída do Mercosul para fechar um acordo com o governo Trump. "É necessário estar disposto a flexibilizar ou, mesmo se for o caso, sair do Mercosul, que a única coisa que conseguiu desde a sua criação é enriquecer os grandes industriais brasileiros às custas do empobrecimento dos argentinos", disse.
O Mercosul abrange 73% do território do continente sul-americano. O bloco também representa quase 300 milhões de habitantes e cerca de 65% da população da região.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: