TV 247 logo
    HOME > Brasil Sustentável

    A maior obrigação é avançar no financiamento às ações de combate às mudanças climáticas, diz Marina Silva

    "Assim como 1,5º C foi a estrela guia para Dubai, temos que colocar US$ 1,3 trilhão por ano também como nossa estrela guia aqui em Baku", disse a ministra

    De acordo com a ministra Marina Silva, a COP29 é a Conferência do financiamento, que pavimentará o caminho coletivo para a implementação da Nova Meta Quantificada Coletiva sobre Financiamento Climático (Foto: Ana Rosa Alves/MMA)

    247 – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reforçou que o avanço no financiamento às ações de combate às mudanças climáticas é a obrigação mais urgente para os países. Em discurso na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP29), a ministra destacou a necessidade de concretizar um compromisso financeiro à altura dos desafios climáticos.

    "Nossa maior obrigação neste momento é avançar em relação ao financiamento. É ela que vai mostrar essa obrigação, é que vai nos mostrar se aquilo que estamos dizendo está coerente com aquilo que nós estamos fazendo em relação a mitigar, em relação a implementar, e a transformar nossos modelos insustentáveis de desenvolvimento que nos trouxeram a uma crise com prejuízos que são terríveis, sobretudo para os países em desenvolvimento”, afirmou.

    "Para financiamento, como discutido no G20 e como aponta o Grupo de Alto Nível em Finanças Climáticas, trilhões de dólares são necessários, por mais que alguns também o considerem desafiador. Assim como 1,5º C foi a estrela guia para Dubai, temos que colocar US$ 1,3 trilhão por ano também como nossa estrela guia aqui em Baku", pontuou Marina.

    Na etapa final da COP29, o Brasil reforçou diálogos bilaterais, promovendo reuniões estratégicas com António Guterres, secretário-geral da ONU, e líderes de países como China, Austrália e Reino Unido. As discussões têm se concentrado em impulsionar a Nova Meta Quantificada Coletiva sobre Financiamento Climático (NCQG, em inglês) e em aprofundar o debate sobre mitigação, alinhando-se aos progressos registrados na COP28.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados