TV 247 logo
      HOME > Brasil Sustentável

      Ambipar e Anglo American avançam em projeto de reúso de água no Porto do Açu

      Iniciativa poderá fornecer até 1.000 m³/hora de água tratada, enfrentando desafios hídricos com inovação ambiental e industrial

      Porto do Açu, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – Um dos maiores projetos de reúso de água do Brasil está em desenvolvimento no Porto do Açu, no norte do estado do Rio de Janeiro, por meio de uma parceria entre a Ambipar, a Anglo American e a Porto do Açu S/A. A informação é do portal Brasil Mineral, que destacou a relevância da iniciativa diante dos riscos crescentes de escassez hídrica.

      Atualmente na Fase 01, o projeto prevê, em sua etapa final, a capacidade de fornecimento de até 1.000 m³/hora de água tratada, com foco na reutilização da água proveniente do mineroduto do Sistema Minas-Rio. Esse sistema transporta minério de ferro desde Conceição do Mato Dentro (MG) até o porto de São João da Barra (RJ).

      A Ambipar, especializada em soluções ambientais, é a responsável pela gestão do sistema de abastecimento de água potável e industrial, além do tratamento de efluentes no complexo. A estrutura é robusta: sete poços tubulares profundos com vazão total de cerca de 400 m³/hora, cinco estações de tratamento de água para remoção de ferro e manganês, 10 km de redes adutoras e uma estação de tratamento de efluentes com capacidade de até 100 m³/hora.

      Fernando de Barros, head de Water Solutions da Ambipar, destaca a urgência de soluções sustentáveis para o setor:
      “A indústria enfrenta um grande problema com a gestão racional da água e os riscos de crises hídricas, cada vez mais frequentes em razão das mudanças climáticas. Isso reforça a importância de soluções ambientais para a melhor utilização dos recursos hídricos.”

      Entre as tecnologias aplicadas no projeto estão sistemas de filtração, osmose reversa, ultrafiltração e tratamentos físico-químicos. A Ambipar também atua na remoção, desaguamento e valorização dos lodos gerados nos processos de tratamento.

      Além das ações hídricas, a empresa é responsável por outras iniciativas ambientais no Porto do Açu, maior complexo portuário e industrial privado de águas profundas da América Latina. Com 26 empresas instaladas e 11 terminais privados, o porto movimenta 40% do petróleo exportado pelo Brasil e abriga o terceiro maior terminal privado de minério de ferro do país.

      A Ambipar atua no local desde 2009, elaborando licenças, executando programas ambientais e fazendo a gestão da Reserva Caruara — o maior fragmento remanescente de restinga em área privada no Brasil. Outro destaque é a central de valorização de resíduos instalada no porto, que transforma materiais recicláveis, incluindo metais e borra de petróleo, esta última convertida em matéria-prima para a produção de asfalto.

      O cenário industrial brasileiro tem se mostrado cada vez mais atento às práticas sustentáveis. Segundo a pesquisa experimental Práticas Ambientais e Biotecnologia da Pesquisa de Inovação Semestral, realizada pelo IBGE em parceria com a ABDI e a UFRJ, 89,1% das empresas industriais com mais de 100 funcionários adotaram pelo menos uma prática ambiental em 2023. As mais citadas foram a gestão de resíduos sólidos, reciclagem e reúso (75,1%), eficiência energética (61,5%) e recursos hídricos (57,1%).

      O projeto da Ambipar no Porto do Açu simboliza a convergência entre desenvolvimento industrial e responsabilidade ambiental, oferecendo um modelo viável de gestão hídrica para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas e o aumento da demanda por água no setor produtivo.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados