TV 247 logo
      HOME > Brasil Sustentável

      Ambipar e Dow capacitam 228 profissionais da reciclagem e impulsionam a circularidade nos resíduos plásticos

      Metodologia criada pela Ambipar dentro do Projeto Cidades Circulares contribui tanto para a geração de renda quanto para a preservação do meio ambiente

      Funcionário da Ambipar (Foto: Reprodução/Reset)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - No primeiro trimestre deste ano, a Ambipar, líder global em soluções ambientais, em parceria com a Dow, promoveu a capacitação no Protocolo do Plástico para cooperativas e associações de reciclagem participantes dos programas Cidades Circulares, de Recife-PE, e Recicla Junto Consimares, de Vinhedo-SP, no interior de SP. Essas iniciativas incentivam a economia circular nos centros urbanos e elevam a renda média dos profissionais da reciclagem. Ao todo, 15 grupos – totalizando 228 profissionais – foram treinados e realizaram visitas às operações da Ambipar em Jaboatão dos Guararapes/PE e à Dow Química, em Jundiaí/SP, patrocinadora da metodologia aplicada.

      Segundo Juliana Navea, diretora de operações da unidade de pós-consumo da Ambipar, o objetivo da capacitação foi transformar o conhecimento adquirido em profissionalização, contribuindo para o aumento da receita e para a circularidade dos resíduos plásticos nas centrais de triagem. “Os primeiros resultados já são visíveis. Alguns grupos que participaram do treinamento registraram aumento em suas rendas, por conta de um crescimento de 162% no preço médio do plástico. Além disso, muitas centrais de triagem, que antes recuperavam cerca de 15 tipos de plásticos, estão sendo preparadas para separar pelo menos 25 categorias desse material”, explica Juliana.

      A expectativa é que todos os grupos capacitados tenham a expertise de recuperar plásticos que anteriormente não tinham destinação, atribuindo-lhes valor agregado, aprimorando a venda dos materiais e adotando melhores práticas de separação, o que possibilitará negociações mais vantajosas com o mercado.

      Outro ponto importante é que a implementação dessas práticas cumpre um papel estratégico na preparação das cooperativas para o eventual decreto do plástico, ainda em discussão no governo federal. A regulamentação deve introduzir novas exigências para empresas de embalagens, como o atendimento de requisitos mínimos de Percentuais de Resíduo Pós-Consumo (PCR). Para cumprir essas normas, é essencial fortalecer as centrais de triagem e capacitar os profissionais da reciclagem, promovendo o desenvolvimento do setor.

      “As ações previstas em nosso programa ‘Reciclagem que Transforma’ têm como objetivo fortalecer empreendimentos sociais, como as centrais de triagem operadas por cooperativas e associações de catadores, por meio de metodologias aplicadas”, comenta Giancarlo Montagnani, gerente de Sustentabilidade da Dow Brasil.

      O compromisso da Ambipar, com base em sua metodologia e tecnologia social integradas ao programa Cidades Circulares, pode ser resumido da seguinte maneira: formar novos profissionais da reciclagem, permitindo aos municípios a destinação adequada de resíduos pós-consumo e inserindo-os em uma economia circular com foco humanizado.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados