Auren: no e-commerce, 66% das compras de créditos de carbono são de pessoas físicas
Ferramenta desenvolvida pela Auren Energia avalia rotina dos usuários, calcula emissões e fornece opção para compensarem em créditos de carbono
247 - A Auren Energia registrou que 66% das negociações na plataforma de créditos de carbono foram realizadas por pessoas físicas entre os meses de janeiro a setembro. As vendas para pessoas jurídicas representaram 34% do volume. O portal foi lançado no início do ano e vem atraindo interesse de clientes globais. De acordo com dados da ferramenta, 50% das negociações foram realizadas no Brasil e a outra parcela está dividida entre os Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Reino Unido, França e Portugal. Ao avaliar os usuários no território nacional, 40% das vendas ocorreram em São Paulo, 20% no Rio de Janeiro, 10% Belo Horizonte e as demais foram para os estados de Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Fortaleza.
Atenta a alta demanda de pessoas físicas no site, a Auren desenvolveu uma calculadora online que avalia o total de CO2 emitidos a partir dos hábitos cotidianos e permite a compensação, por meio da aquisição de créditos de carbono. Ao acessar o portal, o usuário é direcionado para uma pesquisa de comportamento listada em 12 questões, que avalia a frequência do consumo de eletricidade, gás, compras, meios de locomoção, troca de aparelhos eletrônicos, práticas de reciclagem etc. Em seguida, um fator de conversão aponta a pegada de carbono, com base na metodologia do GHG Protocol, uma ferramenta global que orienta empresas na contabilização dos Gases de Efeito Estufa.
Com um mecanismo ágil e eficaz, o instrumento indica quantas toneladas de carbono foram emitidas e identifica quais atividades geraram o maior volume de CO2. O sistema ainda projeta o comparativo do impacto individual dentro do recorte nacional e global no mesmo período para ilustrar como o resultado das práticas singulares afetam o planeta. Em média, um cidadão adulto emite entre 3 e 4 tornadas de carbono por ano.
Para minimizar as consequências climáticas, o usuário pode escolher como deseja compensar as emissões, optando pela aquisição de créditos de carbono de projetos de energia renovável ou florestal da Auren Energia. O site oferece a alternativa de pagamento via pix ou cartão de crédito com parcelamento, tornando a experiência mais segura e simplificada.
“A jornada de cálculo da pegada de carbono é uma funcionalidade inovadora, que foi desenvolvida com a proposta de estimular a responsabilidade individual e construir um legado positivo. Criamos um modelo de navegação educativo para trazer uma visão mais clara dos impactos das nossas atividades e incentivar o público a compensar suas emissões de forma prática e intuitiva, gerando resultados a longo prazo”, afirma o Gerente de Negócios de Carbono da Auren Energia, José Guilherme Amato.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: