TV 247 logo
    HOME > Brasil Sustentável

    Líderes globais se unem por uma transição energética sustentável e acessível

    Reunião ministerial destaca importância de soluções inovadoras e inclusivas para combater as mudanças climáticas

    Ministros do Clean Energy Ministerial (CEM) e da Mission Innovation (MI) (Foto: Ricardo Botelho/MME)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Em um compromisso inédito, os ministros participantes do Clean Energy Ministerial (CEM) e da Mission Innovation (MI) firmaram um comunicado conjunto nesta quinta-feira (3), durante um encontro em Foz do Iguaçu (PR), paralelo às reuniões do G20. O documento, que reúne representantes de mais de 15 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, China, Rússia e a Comissão Europeia, destaca a importância de acelerar as transições energéticas limpas, justas e acessíveis. Trata-se da primeira vez, em 15 anos de encontros, que um comunicado conjunto é emitido ao final das discussões, segundo o jornal O Globo.

    O comunicado reforça a necessidade urgente de implementar soluções energéticas já disponíveis, ao mesmo tempo em que impulsiona a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias que pavimentem o caminho para a neutralidade de carbono global e emissões líquidas zero. Segundo o texto, os ministros assumiram o compromisso de colaborar para alcançar resultados ambiciosos até 2030, em consonância com as metas globais adotadas na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28).

    “Estamos trabalhando com urgência para entregar resultados ambiciosos até 2030, para implementar as metas globais adotadas na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e fazê-lo em apoio às nossas metas do ODS7 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) e metas de longo prazo”, destaca o documento.

    O compromisso firmado pelos ministros está alinhado ao Acordo de Paris, que visa manter o aumento da temperatura global abaixo de 2 °C, com esforços adicionais para limitar esse aumento a 1,5 °C em relação aos níveis pré-industriais. Além disso, o comunicado frisa a importância de promover uma transição que seja sustentável, inclusiva e capaz de impulsionar um crescimento econômico equilibrado.

    Outro ponto central da declaração é a preparação para a COP30, que será sediada no Brasil. Os ministros enfatizaram o papel fundamental da inovação e do desenvolvimento de soluções energéticas limpas nesse processo, sinalizando que o país será um dos protagonistas na liderança dessa transição global.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados