Nísia Trindade apresenta ações do Ministério da Saúde para metas da Agenda 2030
Ministra defende a inclusão do combate ao racismo na agenda global e expõe resultados de programas como Farmácia Popular
247 – Durante o lançamento do VIII Relatório Luz da Sociedade Civil sobre a implementação da Agenda 2030, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou o compromisso do governo com o desenvolvimento sustentável e as ações concretas do Ministério da Saúde para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento, realizado nesta terça-feira (22), reuniu representantes de diversas organizações e especialistas que avaliaram o progresso do Brasil em relação às 169 metas dos ODS. A ministra enfatizou a necessidade de ações amplas que envolvam todas as esferas do governo e a sociedade civil para alcançar um país mais saudável e equitativo.
“Estamos diante de determinantes sociais e ambientais que precisam ser trabalhados. Por isso, do ponto de vista da saúde, não é só o ODS 3 que nos diz respeito. Sem o combate à fome, às desigualdades e ao racismo, não podemos falar efetivamente em saúde”, afirmou Nísia. A ministra também ressaltou a proposta do Brasil de incluir um ODS 18 na agenda global, focado no combate ao racismo.O Relatório Luz 2024, elaborado por 47 organizações da sociedade civil e 82 especialistas, com apoio da União Europeia e da Fiocruz, apresenta um panorama das políticas públicas e recomendações para o progresso dos ODS no Brasil. Entre os desafios destacados no relatório, estão o aumento das doenças transmissíveis e crônicas, como câncer e diabetes, além da desigualdade no acesso aos serviços de saúde.
Expansão de programas de saúde
Em resposta aos desafios apresentados, o Ministério da Saúde lançou uma série de iniciativas. O programa “Brasil Saudável”, pioneiro no mundo, visa a eliminação de 11 doenças e 5 infecções que afetam populações vulneráveis. Nísia também destacou o Pacto Nacional para a Eliminação da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis, Hepatite B e Doença de Chagas, e a ampliação do Telessaúde, que conecta a população a especialistas médicos de forma remota.Outro destaque foi a expansão do Farmácia Popular, que agora oferece serviços adicionais para mulheres e beneficiários do Bolsa Família, beneficiando mais de 22 milhões de brasileiros. A ministra destacou o impacto do programa: “O Farmácia Popular foi ampliado para garantir acesso a medicamentos essenciais e serviços de saúde a quem mais precisa”.
Combate à mortalidade materna
Uma das principais ações anunciadas por Nísia foi o lançamento da Rede Alyne, programa destinado a reduzir a mortalidade materna. “Nossa meta é, até 2027, diminuir a mortalidade materna de mulheres pretas em 50% e de todas as brasileiras em 25%”, disse a ministra. O investimento inicial para o programa é de R$ 400 milhões em 2024, com previsão de R$ 1 bilhão no próximo ano.A ministra encerrou sua participação no evento ressaltando que o Relatório Luz é uma ferramenta fundamental para o monitoramento do progresso do Brasil na Agenda 2030, e que o governo federal, sob a liderança do presidente Lula, está empenhado em trabalhar de forma colaborativa com a sociedade civil para alcançar metas ambiciosas e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: