Previ lança selo de responsabilidade ambiental e social para empresas investidas
Iniciativa da Previ, comandada por João Fukunaga, visa promover práticas sustentáveis e aumentar a atratividade dos ativos
247 – A Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, está preparando o lançamento de um selo de certificação ASGI (Ambiental, Social, Governança e Integridade), com previsão de apresentação até o início de 2025. A medida, segundo informa o Valor, visa ranquear as empresas investidas pela entidade e potenciais novos investimentos de acordo com critérios de responsabilidade ambiental e social, governança e práticas de integridade. O selo ASGI funcionará como uma espécie de "rating", auxiliando fundos menores que não dispõem da mesma capacidade de análise. A iniciativa foi desenvolvida em conjunto com a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).
"Queremos que o selo seja um diferencial para balizar nossas políticas de investimento ou desinvestimento", afirmou Marcio Chiumento, novo diretor de participações da Previ. Chiumento assumiu o posto em julho, substituindo Fernando Melgarejo, que se transferiu para a Petrobras como diretor financeiro. "Nosso objetivo principal é garantir a rentabilidade para o pagamento dos benefícios. Porém, o critério ASGI tem se tornado cada vez mais relevante em nossas análises e já está incorporado à nossa política de investimentos", completou o diretor.
A avaliação das empresas passará por um questionário com mais de 100 perguntas, cobrindo temas de materialidade, impacto ambiental e social, práticas de governança e integridade. Segundo Chiumento, o selo também será uma ferramenta estratégica para atrair novos investidores, valorizando os ativos da Previ. Hoje, a Previ tem participação em 35 empresas, que juntas somam uma carteira de R$ 65 bilhões.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: