Ala do Itamaraty aposta em Trump ‘pragmático’ e sem interesse em rusgas com o Brasil
Grupo do Itamaraty acredita que, se eleito, Trump não terá como prioridade ajudar Bolsonaro a se livrar da Justiça brasileira
247 - Um grupo do Ministério de Relações Exteriores e parte do Palácio do Planalto apostam em uma postura pragmática do candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, caso seja eleito nesta terça-feira (5), informa O Globo. Na avaliação dessa ala do governo, Trump deve ter outras prioridades na agenda internacional, como o conflito entre Rússia e Ucrânia, o conflito no Oriente Médio e as relações com a China.
Nesse contexto, o Brasil e a América Latina ficariam em segundo plano, e Trump adotaria uma postura pragmática, sem interesses em entrar em conflito com os países da região. Essa percepção é diferente do que esperam os aliados de Jair Bolsonaro (PL), que acreditam que o republicano poderia pressionar o governo brasileiro e o Judiciário em defesa do ex-presidente, que está inelegível.
Bolsonaristas garantem que Trump se comprometeu a atuar diretamente em favor de Bolsonaro, tanto por meio de declarações quanto na área diplomática. Atualmente, o principal interlocutor entre o candidato republicano e o Brasil é o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos para acompanhar as eleições.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: