HOME > Brasil

Alexandre Silveira rejeita pressões para aumentar tarifa de energia: 'Não vou ceder'

Ministro afirmou que prefere deixar o cargo a aumentar conta de luz

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participa de audiência na Câmara (Foto: Gilmar Félix / Câmara dos Deputados)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados promoveu nesta terça-feira (13) nova audiência pública com o ministro do setor, Alexandre Silveira. O debate foi proposto pelo deputado Max Lemos (PDT-RJ).

Na audiência, o ministro relatou ter dito ao presidente Lula que prefere deixar o cargo a ceder a pressões que aumentariam conta de luz. “Eu não vou ser o pai da conta de energia mais cara do mundo. Nós já somos uma das mais caras, eu não vou ser o pai da mais cara. Eu não vou sair com esse título”, disse.

“Eu disse pra ele [Lula] em alto e bom tom. Eu disse ele: presidente, na hora que se tornar insustentável, não se preocupe comigo, eu volto pra casa como eu entrei ontem. Eu tenho mais o que fazer. Eu não vou ceder a esses interesses por pressão nenhuma”, acrescentou. 

O titular da pasta afirmou ser preciso encontrar novas fontes de financiamento após o país já ter diversificado sua matriz energética. "Nós já fizemos a transição energética. O país já pode se orgulhar da sua matriz. Nós não temos que continuar enfiando esse custo na economia nacional e na conta do consumidor de energia", declarou.

Na última quarta-feira, Silveira anunciou acordo para a antecipação de R$ 7,8 bilhões em recursos devidos pela Eletrobras à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Os recursos serão utilizados para quitar as chamadas “Conta Covid” e “Conta Escassez Hídrica”, que vão reduzir a conta de energia em até 10%,

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados