Após vitória de Trump, ministros do STF brincam sobre quem terá o visto cancelado para os EUA
Com a volta de Trump à Casa Branca, a pressão sobre a Corte brasileira pode aumentar
247 – Após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (6), ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) brincaram sobre o risco de terem os próprios vistos americanos revogados. Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o deboche ocorreu em uma sala da Corte, enquanto os ministros se preparavam para uma sessão no plenário.
Na ocasião, estavam presentes o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e os ministros Flávio Dino, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Kassio Nunes. Eles discutiam, em tom de brincadeira, quem poderia ser o primeiro a ter o visto cancelado, considerando a aliança entre Trump e Jair Bolsonaro.
A piada ocorreu após um grupo de parlamentares republicanos ter enviado, em setembro, um pedido ao Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, para revogar as permissões de entrada dos ministros da Corte. No documento, os parlamentares chamaram Alexandre de Moraes de "ditador totalitário" e acusaram outros magistrados de serem "cúmplices em ações antidemocráticas".
Embora o pedido de revogação dos vistos tenha sido ignorado pelo governo de Joe Biden, com a volta de Trump à Casa Branca, a pressão sobre a Corte brasileira pode aumentar. Segundo a colunista, a intenção dos republicanos seria pressionar o STF a reconsiderar a inelegibilidade de Bolsonaro.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: