Ato de 8 de Janeiro será realizado para celebrar a democracia e reforçar a luta contra o autoritarismo, diz Jorge Messias
“O ato é de suma importância para dizer não ao autoritarismo”, disse o advogado-geral da União
247 - O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que o ato em memória dos ataques golpistas de 8 de janeiro, marcado para a próxima quarta-feira (8), tem grande importância para a preservação da democracia e para impedir que novas tentativas de golpe aconteçam no futuro. As informações são da Folha de S. Paulo.
"O ato para relembrar o 8 de janeiro é de suma importância para dizer não ao autoritarismo e celebrar a democracia", afirmou o advogado-geral. Ele acrescentou que o evento busca construir uma memória coletiva que fortaleça a defesa das instituições e desestimule qualquer tentativa de tomada violenta do poder. "Trata-se da construção de uma memória coletiva, para que a tentativa de tomada violenta do poder nunca mais seja cogitada por quem quer que seja. Como havia assinalado o presidente Lula em seu discurso de posse, se antes dizíamos ditadura nunca mais, agora é a vez de garantir democracia para sempre", completou Messias.
O ato, que marcará os dois anos dos ataques às sedes dos Três Poderes, será realizado no Palácio do Planalto e contará com a presença de ministros, presidentes dos Poderes e governadores. Durante a cerimônia, serão exibidas as obras de arte restauradas após a depredação ocorrida em 2023. Além disso, haverá um abraço simbólico da Praça dos Três Poderes, organizado pela Frente Brasil Popular, em apoio aos movimentos sociais que lutam pela democracia e contra o autoritarismo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: