Lula retoma compromissos no Planalto após cirurgia e tem agenda marcada por atos golpistas de 8 de janeiro
Após descanso e recuperação, presidente se prepara para evento que relembra a tentativa de golpe e a defesa da democracia
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornará ao Palácio do Planalto nesta segunda-feira (6), após um período de recuperação após uma cirurgia de emergência devido a um acidente doméstico no final de 2024. O último compromisso de Lula no Planalto aconteceu em 9 de dezembro, quando, já sentindo dores na cabeça, ele se reuniu com os presidentes da Câmara e do Senado. Na madrugada seguinte, foi levado para São Paulo, onde passou por uma cirurgia para drenar um hematoma cerebral.
Sob recomendação médica para evitar grandes deslocamentos, Lula permanecerá em Brasília ao longo de janeiro e não retomará a rotina de exercícios físicos, segundo a CNN Brasil. Lula deverá ter uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta segunda-feira. Na quarta-feira (8) ele deverá participar de um evento que marcará os dois anos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A cerimônia terá início às 9h30 e incluirá a entrega de obras de arte restauradas, como um relógio do século XVII, reparado na Suíça, e o quadro "As Mulatas", de Di Cavalcanti, danificado na invasão ao Palácio do Planalto.
Após o evento, Lula participará do "Abraço da Democracia", na Praça dos Três Poderes, acompanhado de autoridades, em uma ação organizada pelo PT. A deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente do partido, relembrou a data, afirmando: “esquecer jamais! Dois anos da tentativa de golpe de Estado e de destruição das sedes dos Executivo, Legislativo e Judiciário, promovidas por bolsonaristas”.
Desde que recebeu alta médica, Lula tem alternado entre o Palácio da Alvorada e a Granja do Torto, onde se reuniu com ministros e autoridades. Nas últimas semanas, a residência de campo foi escolhida pelo presidente para passar as festas de fim de ano.
No início de janeiro, Lula manteve uma agenda mais reduzida, cumprindo compromissos na Granja e com interlocutores do governo, incluindo o ministro da Defesa, José Múcio, e o comandante da Marinha, almirante Marcos Olsen.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: