Lula convida líderes do Congresso para ato em memória ao 8 de janeiro
Além de Lira e Pacheco, figuram na lista de convidados nomes cotados para liderar as Casas Legislativas no futuro, incluindo David Alcolumbre e Hugo Motta
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou os preparativos para o evento em memória às manifestações de 8 de janeiro, marcando dois anos do episódio que abalou a democracia brasileira. Diferentemente do ato anterior, realizado no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal, desta vez a cerimônia acontecerá no Palácio do Planalto, reunindo as lideranças dos três poderes, ministros de governo e representantes partidários.
De acordo com o blog da Tainá Falcão na CNN Brasil, convites já foram enviados a figuras centrais do cenário político, como Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, e Rodrigo Pacheco, presidente do Senado. Também figuram na lista nomes cotados para liderar as Casas no futuro, incluindo David Alcolumbre (União Brasil-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB). No entanto, até o momento, Lira e Pacheco ainda não confirmaram presença.
O ato ocorre em um contexto marcado por novas tensões políticas, especialmente no debate sobre o projeto de lei que busca conceder anistia a envolvidos nos atos de vandalismo de janeiro. O texto está travado na Câmara e depende da criação de uma Comissão Especial, solução proposta por Lira para evitar conflitos durante a transição da liderança da Casa.
Outro ponto de atenção será a possibilidade de novas denúncias contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e membros de seu governo. O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, é aguardado para apresentar avanços nas investigações, que incluem também militares e ex-ministros.
Com a recente explosão de um artefato em frente ao STF, o evento ganha ainda mais peso como um símbolo de reafirmação democrática e de apelo por estabilidade institucional. Lula, que solicitou a presença de todos os ministros, busca reforçar o compromisso do governo com a união e a segurança do país.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: