Banco do Brasil mira equidade de gênero na liderança até 2030, afirma Tarciana Medeiros
Meta foi anunciada durante premiação que destacou lideranças femininas em áreas como gestão pública, inovação e sustentabilidade
247 - A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, afirmou nesta segunda-feira (31), durante a 4ª edição do Prêmio Mulheres Exponenciais, promovido pela Esfera Brasil, que a instituição terá 50% de mulheres em cargos de liderança até 2030.
“Até eu ser indicada presidente, o banco havia tido apenas uma mulher vice-presidente. Hoje, temos 45% de representatividade no conselho diretor”, disse. “Vamos buscar equidade de gênero nos cargos de liderança até 2030.”
O evento, realizado em São Paulo, homenageou sete mulheres que se destacaram em áreas estratégicas como sustentabilidade, gestão pública, inovação, empreendedorismo, educação e impacto social.
Mulheres que transformam o Brasil
A CEO da Esfera Brasil, Camila Funaro Camargo Dantas, destacou a urgência de políticas públicas para ampliar a presença feminina. “Quantas mulheres exponenciais não perdemos no Brasil por falta de políticas públicas eficientes?”, questionou. Ela lembrou que, segundo a OCDE, a paridade global de gênero só será alcançada em 134 anos.
No painel “Mulheres que Transformam o Brasil”, lideranças femininas reforçaram a importância de incentivar outras mulheres a ocupar espaços de decisão. A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, premiada na categoria Gestão Pública, resumiu essa missão: “Uma mulher em cargo de liderança tem que puxar outras mulheres. É esse exemplo que eu carrego desde que entrei no setor público.”
COP30 em discussão
Já a secretária nacional de Mudança do Clima e CEO da COP30, Ana Toni, homenageada na categoria Sustentabilidade, destacou o papel coletivo da luta por equidade e pela ação climática. “Adoro o nome do prêmio, exponenciais, passa a sensação de que a gente nunca está sozinha, sempre sendo puxada ou puxando outras mulheres”, declarou.
Sobre a próxima conferência climática, ela ressaltou: “A COP30 em Belém pode se tornar um símbolo da importância do multilateralismo climático. A mudança do clima só vai ser resolvida se todos os países se comprometerem.”
A escolha das homenageadas é feita pela direção e pelo conselho consultivo da Esfera Brasil, com base no impacto de seus trabalhos no ano anterior. Segundo Camila Funaro Camargo Dantas, idealizadora do prêmio, a premiação busca ampliar o engajamento feminino nas pautas políticas e econômicas do país.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: