Bolsonaro réu é vitória para democracia, afirma Humberto Costa
Para Humberto Costa, decisão do STF fragiliza extrema-direita, mas ele alerta que prisão de Bolsonaro não elimina radicalismo político
247 - O presidente nacional do PT, senador Humberto Costa (PE), declarou nesta quarta-feira (26), em entrevista ao jornal Valor Econômico, que a decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF) de aceitar a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados pela tentativa de golpe de Estado fortalece a democracia e beneficia diretamente o governo de Luiz Inácio Lula da Silva e o PT.
Para Costa, que assumiu recentemente a presidência nacional do partido com a aprovação do diretório, a situação jurídica de Bolsonaro representa um forte golpe contra a extrema-direita brasileira. "Isso é uma situação crítica para a extrema-direita, uma situação de fragilização, principalmente porque Bolsonaro é a principal liderança da extrema-direita no Brasil", afirmou, em nota.
No entanto, o senador ponderou que, embora o enfraquecimento de Bolsonaro tenha impacto positivo para o atual governo, isso não significa o fim da influência política da direita radical. Ele destacou que setores mais conservadores permanecem ativos e influentes, especialmente no Congresso Nacional. "Vamos ter que dar de cara com eles, com outros nomes, com novas roupagens", alertou.
A denúncia aceita pelo STF inclui não apenas Bolsonaro, mas também ex-ministros importantes do seu governo, como Braga Netto, atualmente em prisão preventiva, e Anderson Torres. A ação penal decorre das investigações sobre os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando instituições como o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo foram alvos de invasões violentas por apoiadores do ex-presidente.
Costa acredita que o principal favorecido nesse processo é o regime democrático, que sai fortalecido com uma clara demonstração de que ações extremistas terão consequências jurídicas severas. "Pegar essa turma será um símbolo de que, se ultrapassar o sinal, pode ir para a cadeia, passar um bocado de tempo lá", declarou o presidente nacional do PT.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: