Bolsonaro se reúne com oposição um dia após denúncia da PGR por tentativa de golpe
Deputados articulam ofensiva contra o STF e pressionam por anistia aos golpistas do 8 de janeiro
247 – Jair Bolsonaro (PL) participa, na manhã desta quarta-feira (19), de uma reunião com deputados da oposição. O encontro, segundo a jornalista Camila Bomfim, do g1, foi articulado pelo deputado Coronel Zucco (PL) e ocorre um dia após a Procuradoria-Geral da República (PGR) formalizar a acusação contra o ex-mandatário, apontando-o como líder de uma organização criminosa que tentou um golpe de Estado no Brasil.
A pauta central da reunião será a anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, uma bandeira que a oposição pretende usar para intensificar ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF). “Vamos falar sobre os excessos em relação ao 8 de janeiro, sim. Uma pessoa que passou um batom numa vidraça não pode ter pena maior que um assassino”, afirmou Coronel Zucco ao g1.
Além da ofensiva contra o STF, advogados ligados à oposição planejam acionar a Corte para contestar as condenações. Paralelamente, parlamentares tentam viabilizar a votação de um projeto na Câmara que concederia anistia aos envolvidos nos atos golpistas.
Outro ponto da conversa será a estratégia política para desgastar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A oposição busca maneiras de explorar as fragilidades da gestão petista e fortalecer sua base de apoio.
Diante do agravamento das investigações e do risco de um processo no STF que pode levá-lo à prisão, Bolsonaro optou pela articulação política e pelo discurso público para minimizar os impactos da denúncia da PGR. Sua presença em reuniões como a desta quarta-feira e a insistência de que "não há preocupação" com a acusação fazem parte dessa estratégia.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: