TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Brasil e Eslováquia ampliam cooperação estratégica com acordos em defesa e comércio

    Encontro reforça laços bilaterais e destaca liderança global brasileira

    Robert Fico e Geraldo Alckmin (Foto: Divulgação / Agência Gov)

    247 – O vice-presidente Geraldo Alckmin recebeu, nesta terça-feira (10), o primeiro-ministro da República Eslovaca, Robert Fico, em Brasília. O encontro oficial resultou na assinatura de importantes acordos entre os dois países, abordando áreas como defesa, segurança, inteligência e comércio. A notícia foi divulgada pela Agência Gov, por meio do portal do Planalto.

    Entre os destaques das assinaturas, estão um memorando de entendimento entre o Instituto Rio Branco e o Ministério de Negócios Estrangeiros e Assuntos Europeus da Eslováquia, além de um protocolo que atualiza a Convenção Brasil-Tchecoslováquia, de 1986, voltado para evitar a bitributação e prevenir a evasão fiscal. “Os acordos que assinamos trarão novas oportunidades, como a cooperação em defesa e segurança cibernética, além de garantir mais previsibilidade para o comércio bilateral e investimentos recíprocos”, afirmou Alckmin.

    Parceria estratégica e Mercosul
    O vice-presidente ressaltou a conclusão das negociações entre o Mercosul e a União Europeia, que contou com apoio eslovaco. Ele destacou o impacto do acordo, que reúne economias com um PIB combinado de cerca de US$ 22 trilhões. “Representa muito mais do que um acordo comercial. Simboliza a aproximação de duas regiões capazes de influenciar a governança global”, disse Alckmin, enfatizando o compromisso com o comércio multilateral e a proteção ambiental.

    Robert Fico, por sua vez, destacou a relevância do Brasil como ator global e celebrou a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Parabenizamos o Brasil pela presidência exitosa do G20 e pela adoção do documento sobre combate à fome e pobreza. É uma honra sermos uma das partes fundadoras da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, declarou Fico.

    Relações bilaterais e perspectivas econômicas
    Desde o estabelecimento das relações diplomáticas em 1993, após a dissolução da Tchecoslováquia, Brasil e Eslováquia têm aprofundado sua cooperação. A inauguração da Embaixada do Brasil em Bratislava, em 2008, marcou um passo significativo nesse processo.

    O comércio bilateral alcançou US$ 432 milhões entre janeiro e outubro de 2024, com destaque para exportações brasileiras de couro e produtos industriais e importações eslovacas de automóveis e equipamentos eletrônicos. “Esperamos que os laços entre o Brasil e a Eslováquia continuem se fortalecendo em benefício de um mundo de paz e prosperidade”, concluiu Alckmin.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados