Brasil e EUA criam Grupo de Trabalho para monitorar voos de deportados, anuncia Itamaraty
Como parte do acordo, foi estabelecida uma linha direta de comunicação entre os membros do grupo, permitindo o acompanhamento em tempo real de futuros voos
247 - O Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília acordaram, nesta quarta-feira (29), a criação de um Grupo de Trabalho conjunto para melhorar a operacionalização dos voos de retorno de brasileiros deportados dos EUA. A iniciativa busca garantir a segurança, o tratamento digno e respeitoso aos passageiros durante as operações de deportação.
Como parte do acordo, foi estabelecida uma linha direta de comunicação entre os membros do grupo, permitindo o acompanhamento em tempo real dos futuros voos. A medida ocorre em meio à implementação de novas políticas de deportação em massa pela gestão de Donald Trump, reeleito em 2024, que têm gerado preocupação entre as autoridades brasileiras.
O anúncio do Grupo de Trabalho ocorre poucos dias após o desembarque do primeiro voo de deportados neste ano, que trouxe 88 brasileiros ao país na última sexta-feira (24). A operação foi alvo de críticas devido a relatos de maus-tratos, incluindo o uso de algemas nos pés e nas mãos, problemas na alimentação, falhas técnicas na aeronave e denúncias de agressões verbais por parte de agentes norte-americanos. A Polícia Federal abriu uma investigação preliminar para apurar possíveis abusos.
Próximo voo em fevereiro - De acordo com informações da Polícia Federal, um novo voo com brasileiros deportados está previsto para o dia 7 de fevereiro. A aeronave partirá do estado da Louisiana, com uma escala programada em Manaus (AM), antes de seguir para Belo Horizonte (MG). O número exato de passageiros ainda não foi divulgado.
A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, anunciou que o governo federal planeja instalar um posto de acolhimento no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, para recepcionar os brasileiros deportados. O espaço deverá oferecer assistência imediata e apoio psicológico às pessoas que retornam ao Brasil após passarem por situações adversas nos Estados Unidos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: