Cármen Lúcia pede "momento de tranquilidade democrática" para eleições municipais
"Não esperamos que haja práticas nem de ofensa, nem de violência, nem de inaceitação das diferenças", disse a magistrada
247 – A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pediu nesta quinta-feira (3) tranquilidade e respeito durante o primeiro turno das eleições municipais, que ocorrerá neste domingo (6) em todo o Brasil.
“Este é um momento de tranquilidade democrática, de civismo responsável, de alegria”, afirmou ao final da sessão plenária. “Não esperamos que haja práticas nem de ofensa, nem de violência, nem de inaceitação das diferenças, porque é delas que nós realizamos a pluralidade, que é um direito constitucional.”
Cármen Lúcia também ressaltou que o direito ao voto, garantido pela Constituição, completa 36 anos de vigência neste sábado (5).
“É uma Constituição democrática, que garantiu a superação de um momento em que precisávamos lutar pelo direito de votar e tivemos o direito de votar, o dever de participar para sermos um povo, que se une na diferença, no pluralismo que se enriquece nessas distinções”, completou.
Em declaração, a magistrada ainda expressou confiança de que o sistema eleitoral seguirá sendo um modelo de uma sociedade que sabe respeitar os resultados das eleições, conforme os princípios democráticos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: