TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Caso Pix: marqueteiro de Bolsonaro, Duda Lima coordenou movimento da oposição contra o governo Lula

    Duda Lima atua como “consultor” do PL para movimentos coordenados e estruturados nas redes sociais

    Nikolas Ferreira (Foto: Reprodução/X/@nikolas_dm)
    Redação Brasil 247 avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - A recente polêmica envolvendo o monitoramento de transações financeiras pela Receita Federal ganhou novos contornos com a atuação estratégica de Duda Lima, marqueteiro de Jair Bolsonaro em 2022 e de Ricardo Nunes na campanha à prefeitura de São Paulo em 2024. Segundo informações do jornal O Globo, Lima coordenou ações de comunicação da oposição após reunião com Valdemar Costa Neto, presidente do PL. O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) foi designado para criticar as novas normas da Receita Federal sobre o monitoramento de transações financeiras, incluindo o uso do Pix.

    Embora não tenha participado diretamente da produção do vídeo de Nikolas Ferreira, que superou 100 milhões de visualizações, Duda Lima orientou a estratégia de divulgação e exploração do tema nas redes sociais. A repercussão negativa da medida levou o presidente Lula (PT) a convocar ministros para uma reunião emergencial no Palácio do Planalto e, posteriormente, revogar a normativa da Receita.

    Na gravação, Nikolas insinuou que o governo poderia, futuramente, taxar o Pix, apesar de a medida não prever essa cobrança. Ele destacou preocupações com o impacto da medida sobre trabalhadores informais de baixa renda, sugerindo que poderiam ser prejudicados na declaração do Imposto de Renda. A estratégia visava amplificar a insatisfação popular, especialmente nas redes sociais, onde o deputado tem grande influência.

    Duda Lima, embora sem contrato formal com o PL, atua como consultor informal da legenda, coordenando ações contra medidas do governo Lula. Sua atuação busca consolidar Jair Bolsonaro como principal liderança da direita, limitando o crescimento de outros nomes que cogitam disputar a presidência em 2026, como o cantor Gusttavo Lima e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).

    Além disso, a estratégia de Lima deve fortalecer a conexão de Bolsonaro com candidatos a governos estaduais nas eleições de 2026. O objetivo é criar uma base sólida de apoio, dificultando a ascensão de novos nomes no campo da direita.

    Do outro lado, Sidônio Palmeira, responsável pela comunicação da campanha de Lula em 2022 e recentemente nomeado ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), destacou os desafios de combater a desinformação nas redes. Em declaração recente, Sidônio afirmou: "a mentira nos ambientes digitais fomentada pela extrema direita cria uma cortina de fumaça na vida real, manipula pessoas inocentes e ameaça a humanidade".

    Após a revogação da medida, parlamentares bolsonaristas celebraram o impacto do vídeo de Nikolas Ferreira. O deputado André Fernandes (PL-CE) parabenizou o colega, afirmando: "parece que o governo voltará atrás sobre a fiscalização do Pix. Parabéns a todos brasileiros que se manifestaram, em especial ao grande Nikolas Ferreira."

    Já Gustavo Gayer (PL-GO) apontou fragilidade do governo ao afirmar que um simples vídeo foi suficiente para derrubar a medida. "o governo arregou por causa de vocês que usaram as redes sociais para verbalizar suas opiniões sobre essa tentativa desse governo de arrancar nosso dinheiro", declarou.

    A atuação de Duda Lima sinaliza uma oposição mais estruturada e agressiva contra o governo Lula, utilizando as redes sociais como principal ferramenta para mobilizar a opinião pública e influenciar decisões políticas.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados