TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Consulta pública feita pelo Senado mostra que 98,6% dos brasileiros são contra a 'PEC da privatização das praias'

    Proposta recebeu mais de 151 mil votos contrários e apenas 2 mil favoráveis

    (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil )

    247 - Uma consulta pública no site do Senado Federal, relacionada à proposta de emenda à Constituição conhecida como "PEC da privatização das praias", revela uma rejeição massiva por parte dos brasileiros. Até a noite de terça-feira (4), segundo Malu Gaspar, do jornal O Globo, 98,6% dos participantes expressaram desaprovação ao projeto, totalizando mais de 151 mil votos contrários e apenas 2 mil votos favoráveis. Essa oposição 73 vezes maior reflete uma mobilização significativa nas redes sociais, principalmente entre os críticos da proposta.

    A PEC visa extinguir o domínio da União sobre os chamados terrenos de marinha — faixas de terra situadas a 33 metros da água em direção ao continente, considerando a média das marés máximas de 1831. Essas áreas próximas à costa marítima, rios, lagos e ilhas são atualmente controladas pela União.

    Os defensores da PEC argumentam que a medida regularizaria a ocupação dessas áreas, algo que a União não conseguiu resolver nas últimas décadas. Eles destacam que o texto da emenda não aborda diretamente as praias, cujo acesso público é garantido por uma lei federal de 1988. No entanto, os críticos da PEC alertam que a proposta poderia abrir brechas para a privatização do acesso às praias e aumentar os riscos de danos ambientais em um contexto de mudanças climáticas. Essa preocupação é compartilhada pelo governo Lula (PT), que se posiciona contra a emenda.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados