Defesa de Bolsonaro faz novo pedido ao STF para devolução de passaporte
Pedido vem após o ministro Alexandre de Moraes determinar o arquivamento do caso relativo à permanência de Bolsonaro na Embaixada da Hungria em Brasília
247 - A defesa de Jair Bolsonaro (PL) deu entrada, nesta sexta-feira (26), a mais um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando a devolução do passaporte do ex-mandatário, informa Malu Gaspar, do jornal O Globo. A ação vem após Moraes ter determinado, em 8 de fevereiro, a apreensão do documento no âmbito da operação Tempus Veritatis, que investiga uma suposta articulação de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Lula (PT).
Segundo a defesa de Bolsonaro, a devolução do passaporte é essencial para que ele possa aceitar o convite do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e visitar o país com sua família no próximo mês. Em comunicado, os advogados ressaltaram que a autorização para a viagem não apresenta qualquer risco ao processo em curso, destacando também os compromissos previamente agendados no Brasil, que exigiriam a presença de Bolsonaro após seu retorno de Israel.
O novo pedido surge após Moraes concluir que não há "elementos concretos" que indiquem efetivamente que Bolsonaro tenha buscado asilo político ou tivesse um plano de fuga do Brasil durante o período em que permaneceu dois dias na Embaixada da Hungria em Brasília, em fevereiro. A ação para investigar esse episódio foi arquivada por determinação do ministro nesta semana.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: