HOME > Brasil

Elon Musk ameaça o Brasil e diz que vai bloquear ativos do país

Por outro lado, o bilionário, dono do X e da Starlink, não esclareceu quais são os ativos em questão e nem como faria o bloqueio

Elon Musk (Foto: Gonzalo Fuentes / Reuters I Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Nesta segunda-feira (2), o bilionário Elon Musk, proprietário da rede social X e da companhia de internet via satélite Starlink, fez ameaças públicas de bloquear ativos do Brasil, caso o governo Lula (PT) não reverta o bloqueio de recursos da Starlink, informa a CartaCapital. A declaração de Musk gerou um novo capítulo na crescente tensão entre o empresário e o país.

Em uma publicação feita em sua rede social, Musk afirmou: "a menos que o governo brasileiro devolva os bens ilegalmente apreendidos da X e da SpaceX, buscaremos a apreensão recíproca dos ativos do governo". Ele ainda provocou o presidente Lula: “espero que goste de voar de avião comercial".

Apesar das ameaças, Musk não detalhou quais ativos do Brasil seriam alvo de suas ações, nem como pretende concretizar a retaliação.

As alegações do bilionário não refletem a realidade dos fatos. O bloqueio das contas bancárias da Starlink não foi uma ação do governo brasileiro, mas sim uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida visa garantir o pagamento de multas impostas à rede social X, que não possui mais representação formal no Brasil. Nesta mesma segunda-feira, a Primeira Turma do STF confirmou a ordem de Moraes para bloquear o acesso à rede social de Musk no país, enquanto a empresa não cumprir as determinações judiciais. A decisão judicial faz parte de uma série de ações do STF para assegurar o cumprimento de normas legais e combater desinformação e conteúdos ilícitos na plataforma.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados