EUA se pronunciam sobre construção de misteriosa megaestrutura subterrânea em embaixada no Brasil
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitiu uma nota oficial
247 - A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitiu uma nota oficial para desmentir rumores sobre uma suposta construção de um complexo subterrâneo de nove andares em sua sede, localizada em Brasília. Conforme relatado pelo portal Metrópoles, a representação norte-americana afirmou que a obra em andamento terá apenas um andar abaixo do solo, e não nove, como alegado em postagens que circularam nas redes sociais recentemente.
De acordo com a assessoria de imprensa da embaixada, a confusão teria se originado de uma interpretação equivocada sobre o sistema de fundação do novo edifício. "A nova instalação respeita as características da paisagem de Brasília, e a modernização tem o objetivo de expandir a capacidade de atendimento, com aumento de 40% na capacidade de entrevistas de vistos”, esclareceu a representação diplomática. O projeto, segundo a nota, atende a todas as normas de segurança, incluindo estacas de até 30 metros de profundidade para garantir a estabilidade da estrutura, em conformidade com os padrões dos Estados Unidos.
Desde 2015, quando o projeto de modernização foi anunciado, a embaixada tem trabalhado em parceria com o governo do Distrito Federal e com o Ministério das Relações Exteriores para assegurar todas as aprovações e licenças necessárias. "Desde o anúncio do projeto, em 2015, o governo norte-americano tem trabalhado em estreita colaboração com o Distrito Federal e o Ministério das Relações Exteriores para obter as aprovações e licenças necessárias para o projeto", informa o comunicado oficial.
Repercussão e Questionamentos no Congresso
A polêmica em torno dos supostos nove andares subterrâneos chegou à esfera política, levando o deputado Filipe Barros (PL-PR), líder da oposição na Câmara dos Deputados, a protocolar um pedido de esclarecimento junto à embaixada. Segundo o parlamentar, a obra pode representar uma questão de segurança nacional, o que motivou o questionamento. “Por se tratar de questão de soberania nacional, estou protocolando um pedido de esclarecimento para a embaixada americana explicar ao povo brasileiro o porquê da necessidade de uma estrutura tão grande com 9 andares subterrâneos”, declarou Barros.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: