Diplomacia de Lula dá como certa judicialização das eleições nos EUA em caso de derrota de Trump
Trump já dá sinais de que não vai aceitar o resultado e vai deslegitimar o pleito em caso de derrota
247 - A equipe diplomática do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “dá como certa” a judicialização das eleições nos Estados Unidos caso o candidato republicano, Donald Trump, sinta o risco de derrota, informa a jornalista Daniela Lima, do G1. Na avaliação de alguns diplomatas, Trump já dá sinais de que não vai aceitar o resultado e vai deslegitimar o pleito em caso de derrota.
Algumas projeções do que pode acontecer nas eleições americanas já foram apresentadas à Lula. Uma delas aponta que Trump vai repetir o discurso adotado nas eleições de 2020, que resultou na invasão do Capitólio no dia 6 de janeiro de 2021. O ex-presidente deve apostar na judicialização e investir na retórica de que houve fraude nas urnas. "A insinuação de roubo ou fraude eleitoral é essencial para a estratégia política dele, para manter o eleitorado mobilizado", diz um aliado de Lula.
O Brasil reconhecerá o resultado da eleição rapidamente, assim que for anunciado. Em caso de vitória de Kamala Harris, Lula fará um telefonema à democrata para tentar uma conexão mais pessoal. Já em caso de vitória de Trump, os trâmites devem seguir dentro da formalidade.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: