Fenae assina carta-compromisso pelo Feminicídio Zero em evento com ministra Cida Gonçalves
O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, destacou a importância de incluir a luta contra o feminicídio nos projetos de desenvolvimento sustentável
247 - A Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal) formalizou sua adesão à Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero, assinando uma carta-compromisso durante a reunião do Conselho Deliberativo Nacional, em Brasília, nesta quinta-feira (28). A cerimônia contou com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, dirigentes das Apcefs e da Fenae. A iniciativa, intitulada “Fenae com Elas”, prevê ações voltadas aos empregados da Caixa e projetos sociais, reforçando o compromisso com a promoção dos direitos humanos das mulheres e o combate à violência de gênero.
O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, destacou a importância de incluir a luta contra o feminicídio nos projetos de desenvolvimento sustentável realizados em parceria com a ONG Moradia e Cidadania nos 27 estados. “Não podemos permitir qualquer forma de violência às mulheres, às minorias, ou qualquer tipo de violência”, afirmou.
A deputada Erika Kokay, em vídeo enviado ao evento, ressaltou o papel essencial da mobilização para erradicar as formas de violência que culminam no feminicídio.
A ministra Cida Gonçalves agradeceu o compromisso da Fenae e enfatizou que a violência contra mulheres se tornou uma epidemia no Brasil. “A cada seis minutos uma mulher ou menina é violada sexualmente, e a cada seis horas uma mulher é assassinada”, alertou. Ela também associou o ódio que alimenta a violência de gênero aos ataques contra a democracia em 8 de janeiro de 2023, destacando que o Brasil está determinado a combater ambas as questões.
Lançada em 2024, a campanha Feminicídio Zero marca os 18 anos da Lei Maria da Penha, com foco na prevenção da violência de gênero e na erradicação do feminicídio. A iniciativa engloba ações do governo federal, como a construção de casas da mulher brasileira e a instalação de serviços especializados, e busca mobilizar permanentemente todos os setores da sociedade para fortalecer a proteção das mulheres no Brasil.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: