Gleisi celebra decisão da CIJ contra ocupação da Palestina por Israel e pede "cessar-fogo já!"
Presidente do PT também criticou o regime de "apartheid" implementado pelo Estado judeu contra o povo palestino
247 - A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, foi às redes sociais nesta sexta-feira (19) comemorar a decisão da Corte Internacional de Justiça, que estabeleceu que a ocupação dos territórios palestinos é ilegal e cobrou reparações do Estado judeu.
A CIJ disse mais cedo nesta sexta-feira, em um parecer consultivo não vinculativo, que a presença contínua de Israel nos territórios palestinos ocupados é ilegal e deve acabar "o mais rápido possível". A Corte também disse que Israel precisa pagar reparações pelos danos causados durante a ocupação.
Segundo a presidente do PT, esta é mais uma decisão internacional contra o regime de apartheid implementado por Israel. Ela também defendeu um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, onde os palestinos são submetidos a um genocídio.
"Decisão histórica da Corte Internacional de Justiça reconhece que é ilegal a ocupação de territórios na Cisjordânia, constituindo, desde 1967, uma anexação que viola a soberania palestina. A Corte ligada à ONU condenou também as políticas discriminatórias do governo de Israel contra a população palestina e determinou a devolução, reparação das vítimas e compensação pelas perdas nos territórios ocupados. Trata-se da mais contundente manifestação contra a política de apartheid infligida ao povo palestino pela maior potência militar da região. Chega de violência e injustiça! Chega de massacres! Cessar-fogo já!", escreveu a presidente do PT na rede social X (antigo Twitter).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: