Governador do Amapá defende exploração de petróleo na Margem Equatorial: “fizemos o dever de casa”
Segundo Clecio Luís, o estado zerou o desmatamento e diminuiu as emissões da carbono
247 - O governador do Amapá, Clécio Luís (Solideriedade), defendeu nesta quinta-feira (13) a exploração de petróleo na Margem Equatorial. Durante um evento do governo federal para anunciar investimentos no estado, Clécio afirmou que o Amapá fez o “dever de casa” ao reduzir o desmatamento e as emissões de carbono.
“Nós somos carbono negativo. Nós produzimos mais oxigênio para o mundo do que expelimos CO2. Então somos carbono negativo. Por isso temos direito ao desenvolvimento. E vou te falar: pelo segundo ou terceiro ano consecutivo é um estado desmatamento zero, fazendo manejo florestal e uso sustentável da floresta. Quando eu vim conversando com o presidente no carro ele disse: ‘fale tudo isso, porque é por isso que tem que defender que nós possamos pesquisar e depois explorar o petróleo’. Nós fizemos o dever de casa”, justificou.
O governador completou falando sobre a importância da proteção ao meio ambiente .”Não venha ninguém de fora dizer que nós não podemos gerar riqueza e distribuir riqueza para o povo. Nós não vamos aceitar, porque nós fizemos o dever de casa. Se não nós vamos continuar passando uma mensagem terrível, que é a seguinte: quem desmatou, não preservou, ficou rico; quem preservou, quem não desmatou, quem preservou a floresta em pé, ficou pobre. Nós não queremos passar essa mensagem. A mensagem que a gente quer passar e vai passar é de que valeu a pena proteger, não desmatar, não devastar, proteger a floresta em pé, mas que isso gerou emprego, renda, desenvolvimento para quem mora debaixo das copas das árvores”, defendeu.
Nos últimos dias, o governo Lula (PT) vem aumentando a pressão para que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) permita que a Petrobras realize pesquisas para verificar o potencial da exploração de petróleo na Margem Equatorial. O Ibama alega que ainda analisa o pedido, enquanto a estatal afirma que já cumpriu com todas as exigências feitas pelo órgão.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: