TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Governo Lula analisa impacto de possível eleição de Trump nos EUA

    Debate entre os presidenciáveis Donald Trump e Joe Biden foi acompanhado com atenção por integrantes do governo Lula

    Trump e Biden (Foto: Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já estão realizando cálculos e análises sobre os possíveis impactos no Brasil caso o republicano Donald Trump vença o democrata Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro. Nesta quinta-feira (27), eles participaram de um debate transmitido pela CNN e as discussões sobre a saúde de Biden ganharam corpo e elevaram as perspectivas de uma vitória de Trump.

    Segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, a avaliação é de que, caso Biden ou um substituto democrata vença as eleições, as relações entre Brasil e Estados Unidos permanecerão estáveis. Lula e Biden não possuem uma relação próxima, mas também não há animosidade entre eles. A continuidade de um governo democrata significaria a manutenção do atual estado das relações diplomáticas e econômicas entre os dois países.

    “Já com Trump os impactos seriam significativos. O primeiro deles seria nas relações do Brasil com a Argentina, que tenderiam a piorar. Por essa análise, o novo presidente dos EUA correria para ajudar a melhorar a situação econômica do país vizinho, hoje por um fio”, destaca a reportagem. A análise do governo brasileiro aponta que Trump correria para apoiar economicamente o governo do ultradireitista Javier Milei, que necessita urgentemente de dólares para controlar a inflação e manter o câmbio estável.

    Nesta linha, Trump provavelmente impulsionaria investimentos e acordos comerciais bilaterais com a Argentina, em detrimento do Brasil, fortalecendo a posição de Milei. Isso poderia resultar em um endurecimento das relações entre Argentina e Brasil, já que Milei e Lula não mantêm uma relação amistosa.

    Um outro ponto destacado por membros do governo é que uma eventual vitória de Trump também fortaleceria a extrema direita mundial, o que prejudicaria o governo Lula no cenário internacional. Intervenções de Lula em debates globais, como o conflito entre Israel e Hamas, poderiam ser abertamente censuradas por Trump, algo que não ocorre sob a administração de Biden. Além disso, Trump possui uma forte ligação com Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores no Brasil, o que poderia resultar no fortalecimento da extrema direita no país e prejudicar a governabilidade de Lula.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados